segunda-feira, 27 de agosto de 2007

UMA BIBLIOTECA NÃO SERVE PRA NADA

O título parece provocador?
Vivemos na sociedade do conhecimento, pleno século XXI. Embora esta verdade seja incontestável, ainda sobrevivem aldeias que cultivam práticas medievais. Para os mentores destas políticas, a cultura tem valor zero de mercado e o artesão manual (sem nenhum demérito) deve ocupar os espaços culturais.
O vale encantado caminha às tontas por dentre as brumas de Avalon. O rei está pelado há décadas e o povo já acostumou com isso. É muitíssimo importante que os clãs selvagens continuem mantendo o poder porque, afinal, se isto lhes for tomado, o que restará?
Cultura, nem pensar. Pra quê? Biblioteca? Ocupa espaço...abobalha o cérebro e as próximas gerações que se ferrem...
Me vem à memória fatos interessantes: os bárbaros turcos otomanos quando cercaram Constantinopla (atual Istambul) tacaram fogo na biblioteca. Coisa de bárbaro, como se vê. Na década de 70 um filme fez muito sucesso, Farenheit 451, no qual ter livros em casa era crime e a polícia queimava tudo...sobravam seres refugiados numa floresta, que após terem decorado algum livro, passavam-no oralmente para as próximas gerações.
Pois bem, é de pasmar. Num momento em que já se fala em livros digitais “ estampados” em telas de cristal líquido face à urgente necessidade de buscar a informação pertinente, num mundo onde o conhecimento é a moeda de troca, onde, segundo um especialista em tecnologia, passamos de carnívoros a informíveros, tal a importância básica de se consumir informações, é neste mundo que ainda se encontram os repressores da cultura, os seres das cavernas de Platão, que entendem que, à la francesa, o povo só precisa de pão, circo e fofoca pra ser feliz.
Que os deuses do Olimpo continuem nos protegendo.

(Autor: Fernanda (Fer))

2 comentários:

Unknown disse...

Isso porque o melhor terreno para se plantar controle é no terreno aberto da ignorância.
Os turcos otomanos sabiam disso. A inquisição sabia disso. Até o Lula sabe disso!!! Pra que investir em educação?? É melhor rechear a população de pão.. Com bolsa familia, bolsa gás, bolsa balaio sacola cesta básica.
Quem tem cultura, história, informação, não se deixa dominar.
A criação do mundo atual se baseia nisso.
Aliás, creio que hoje em dia a grande "arte da guerra" trata de MANIPULAR a informação, e não acabar com ela.

Academia de Ballet, Centro Intercultural Napyév disse...

É... A "modernidade", em muitos lugares, insiste em ser tola e há quem, a isso, lance milhões de aplausos.
Para que perder o tempo com leitura, se podemos ir a um bar, beber, beber até cair e, no dia seguinte, após vomitar, inflar o peito de orgulho - achando-se o máximo, claro! - e dizer em tom bem alto:
- Ontem, tive um dia maravilho... Caí de tanto beber!

Depois, há quem diga que nao tem dinheiro para comprar livros. Para bebida, no entanto, sempre tem! Façam as contas ao término do mês. Quanto foi gasto com bebida$

Embriagada anda a história desse país, onde a falta de estudos é o ingrediente principal no tempero da ignorância, esta, que ainda, muitas vezes, é cantada com louvor e glória!

O país assim caminha... Quer dizer, assim rasteja!